International Seminar on Statistics with R

Minicurso Presencial – Beatriz e Haydee

Comunicando seus resultados: criando apresentações com R

Uma boa apresentação, em geral, precisa ser informativa, organizada e, considerando o cenário da ciência reprodutível, autocontida. Sob o contexto de programação em R, a combinação entre os pacotes RMarkdown e Xaringan nos oferece uma elegante forma de criar slides usando R e RStudio. O Xaringan é um pacote criado por Yihui Xie, e tem como objetivo possibilitar a criação de apresentações em HTML no R utilizando a linguagem de marcação RMarkdown e a biblioteca em JavaScript “remark.js”. Com isso, a proposta deste minicurso consiste no ensino da criação de apresentações usando os pacotes mencionados. A primeira parte do minicurso abordará uma introdução sobre o markdown e suas diferentes possibilidades. A partir desta introdução, procederemos para o ensino e uso do pacote Xaringan como ferramenta de criação de apresentações.

Público-alvo/ target audience

Pessoas de todas as áreas, que tenham interesse em aprender como criar slides inteiramente reprodutíveis usando R. Nível de conhecimento necessário: básico.

Instrutoras

Beatriz Milz é co-organizadora do R-Ladies São Paulo, bacharel em Gestão Ambiental (EACH/USP), mestre em Ciências (UNIFESP) e atualmente doutoranda em Ciência Ambiental (IEE/USP). É pesquisadora no Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática” (Processo: 2015/03804-9), e Assessora Editorial da Revista Ambiente & Sociedade.

Haydee Svab é co-fundadora dos grupos RLadies-São Paulo, do PoliGNU (Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP) e da PoliGen (Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP). É Engenheira Civil, mestra em Engenharia e Planejamento de Transportes (Poli-USP), especialista em Democracia Participativa, Repúblicas e Movimentos Sociais (UFMG) e doutoranda em Smart Cities pelo IME-USP. Atualmente é consultora do Banco Mundial, CEO da ASK-AR (consultoria em análise de dados), membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) e da comunidade Transparência Hacker.

Instruções aos participantes

Computador com os softwares R e RStudio instalados, e os pacotes xaringan, knitr, rmarkdown. Recomendável possuir google Chrome ou Chromium instalados. Tidyverse e noções de HTML são recomendáveis.

Local: Auditório da Escola de Engenharia/UFF
Bloco D, Sala 330 – campus da Praia Vermelha.

Dia: 20-may-2019 de 18h às 20h

Inscreva-se clicando aqui!

Mapa

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »